quarta-feira, 18 de setembro de 2013

WHEY PROTEIN - O QUE É? PRA QUE SERVE? COMO TOMAR?

 


Eles são as grandes estrelas nas lojas de suplementos alimentares. Com uma enorme variedade de tipos e marcas, as grandes embalagens do suplemento proteico derivado do soro de leite, que é o mais consumido por malhadores, surgem junto de uma compreensível dúvida: qual o whey protein ideal para cada pessoa? Qual o jeito certo de consumi-lo?
 
whey protein pode ser um grande aliado para quem procura dar aquela acelerada no crescimento muscular e na definição, pois tem capacidade de ajudar a reconstruir a musculatura após os treinos de força. Mas cada pessoa deve buscar um tipo de whey adequado aos seus objetivos e necessidades nutricionais. Por exemplo: quem quer secar tem que procurar o suplemento sem carboidrato e sem gordura, o chamado whey isolado. Mas se a ideia é ganhar massa pode usar um que já tenha adição de carboidrato ou adicionar um carboidrato na hora de bater o shake isolado.
 



Além do isolado, existe o whey hidrolisado (as moléculas da proteína do leite já vêm ‘quebradas’ e, por isso são mais fáceis de serem absorvidas pelo organismo) e o concentrado (que vem com adição de carboidrato e gordura). Há alguns que são livres de lactose.

Para quem tem intolerância severa ou ainda é vegetariano restrito, uma opção é recorrer ao whey protein de origem vegetal – como os de arroz, de soja e até um novo produto que combina a proteína da ervilha com cramberry. A concentração de proteína é menor, mas é uma alternativa mais adequada para evitar o efeito alergênico. Outros fatores a observar no rótulo na hora da compra: a concentração de sódio, se o produto tem corante, como é adoçado e se tem muitos flavorizantes. Em todos esses pontos, quanto menos, melhor.
Outro detalhe importante é saber que não é só após a musculação que o suplemento é bem vindo. Quem faz pilates ou treino funcional também pode se beneficiar para ter uma reposição de proteína de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário