quarta-feira, 29 de maio de 2013

MANCHAS BRANCAS


Depois do verão, os consultórios dermatológicos lotam. Uma das causas são as manchas brancas que aparecem principalmente nos braços e nas pernas em pessoas com mais de 35 anos.
Decerto, pensam os pacientes, as manchas são consequência dos dias passados na praia ou na piscina durante os meses de ferias. Certo? Errado. Na verdade, elas são o resultado de anos de exposição solar, não só em praias ou piscinas, mas no dia a dia também.
A exposição vai danificando as células, até que um dia os danos progressivos provocam o surgimento de pequenas manchas brancas.

Ao contrário de outras manchas, essas perdem a capacidade de se pigmentar com a exposição solar. Se não tomar cuidado, elas podem ser predecessoras de um câncer de pele.


Como tratar?
Uma técnica cirúrgica criada pelo especialista norte-americano Norman Orentreich consiste em aplicar um anestésico tópico e, com auxilio de uma cureta é possível destruir a lesão e estimular a repigmentação local.
Em apenas uma sessão, várias manchas podem ser tratadas. A cicatrização leva de sete a dez dias. Depois desse período, a mancha começa a se repigmentar e com o tempo desaparece. Em alguns casos é preciso mais de uma sessão ou a mancha não pode ser eliminada.
Estamos no outono, e como as folhas que caem deixando as árvores peladas e a natureza adormece para brotar na primavera, nosso corpo sente a mudança de estação: a pele fica mais ressecada, os cabelos idem e as unhas parecem quebrar com facilidade.
Essa é a hora perfeita para cuidar da pele e dos cabelos com produtos feitos especialmente para cada tipo, também é muito importante para os cuidados com a pele o uso constante do protetor solar. A prevenção é sempre o melhor remédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário