quinta-feira, 3 de julho de 2014

ALIMENTOS PRÉ E PROBIÓTICOS AJUDAM A REGULAR O INTESTINO. SAIBA QUAIS SÃO:

Prebióticos e probióticos são alimentos atualmente bastante comentados, mas será que fazem bem para todo mundo? Conhecidos por sua ação em prol do bom funcionamento do intestino, eles também ajudam no sistema imunológico e ainda possuem várias outras indicações.


Cada um
Os probióticos são produtos alimentares ou farmacêuticos que contêm em sua composição uma ou mais bactérias que auxiliam a manter a flora intestinal saudável. O intestino é colonizado com bactérias benéficas e maléficas. Quando ocorre um desequilíbrio entre elas e as maléficas se sobressaem, o corpo fica susceptível a entrada de microrganismos e alteração na absorção de nutrientes que são importantes a saúde como cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, entre outras.

Já os prebióticos, são carboidratos que o organismo não consegue digerir, mas os probióticos conseguem. Ou seja, os probióticos "se alimentam" (fermentam) dos prebióticos, conseguindo, dessa forma, realizar suas funções benéficas e ainda, se multiplicarem. Quando os probióticos estão bem alimentados (pelos prebióticos), eles favorecem a integridade da mucosa intestinal. Os prebióticos exercem as mesmas funções benéficas das fibras, como regulação intestinal e prolongação da digestão, ajudando a emagrecer e controlar a glicemia do sangue.

Para quem são
Esses alimentos são indicados para manter o equilíbrio da microbiota intestinal e, consequentemente, a saúde intestinal. Pessoas que estejam com diarréia podem se beneficiar dos probióticos, desde que sejam utilizadas as cepas corretas e no tempo correto. São indicados para todos os indivíduos, desde que consumidos de forma moderada. Os prebióticos, em excesso, podem causar diarreia, desconforto intestinal por conta de gases. Na forma de suplementação deve sempre ser utilizada com orientação de nutricionista ou médico.
Entretanto, as pessoas com imunidade baixa e ou com graves doenças inflamatórias intestinais ou diarreia grave só devem utilizar a suplementação desses alimentos sob orientação de um nutricionista ou médico, sob risco de translocação bacteriana.  As bactérias “boas” só são boas quando estão no lugar a que pertencem. Quando provenientes exclusivamente da alimentação, desde que observando a regra da moderação, e que o indivíduo não seja alérgico a algum componente do alimento fonte, não há contra indicação.

Onde encontrar
Tanto os pro e prebióticos são fáceis de ser encontrados em alimentos do dia a dia. Os próbióticos podem ser encontrados nos leites e seu derivados que forem fortificados com o produto. E os prebióticos podem ser encontrados na cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja.
Outro ponto interessante está nos alimentos integrais, também utilizados para regular a flora intestinal. Interessante seria que fossem utilizados juntos dentro do contexto de uma alimentação saudável. Eles apresentam uma função bastante positiva se utilizados separados, mas juntos tem um resultado muito melhor à saúde intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário