sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ESCOLHA O SABONETE CERTO E DEIXE A SUA PELE LINDA


Manter a pele limpa e bem tratada é sinal de saúde e qualidade de vida. No entanto, em meio à variedade de produtos disponíveis nas lojas como escolher o melhor? De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas, o primeiro passo é observar o tipo de epiderme. "Pele normal é sempre macia, com poros bem discretos, e bem lisinha. Já a oleosa está sempre com brilho excessivo, os poros são bem aparentes e geralmente apresenta cravos e espinhas. Já a seca é mais áspera, aparenta estar se "quebrando" o que facilita a descamação”, diz ele.
Sua pele parece com um pouco de todas ao mesmo tempo? Então a sua constituição é mista. “Como o próprio nome já diz, possui partes oleosas e partes secas, nesse caso, a oleosidade aparece na região da testa, nariz e queixo", conta o especialista.
Cuidados Especiais
Identificou seu tipo de pele? Agora você pode escolher seu sabonete com toda a atenção, pois o mercado está cheio de versões, das barras tradicionais aos líquidos. Os sabonetes em barra são mais agressivos, uma vez que são mais alcalinos. Prefira os sabonetes líquidos

Pele normal - escolha sabonetes mais perfumados, como os produtos que levam extrato de hamamélis, extrato de própolis, cânfora ou alantoína na formulação, pois mantém a oleosidade sob controle. Também é importante hidratar a pele após a lavagem.

Pele seca - a limpeza deve ser suave, já a hidratação intensa. Opte por versões à base de substâncias oleosas e hidratantes, como lanolina, manteiga de carité, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva e laurilsulfato.

Pele oleosa - o excesso de sebo deve ser combatido com sabonetes adstringentes. Escolha uma substância à base de hamamélis e própolis. Para esse tipo, as versões líquidas são ideais. Ácido salicílico, enxofre e a sulfacetamida sódica são substâncias excelentes no controle da oleosidade.

Pele sensível - nesse caso, substâncias que possam causar algum tipo de irritação devem ser evitadas ao extremo. Procure sabonetes líquidos na versão em gel. Extratos de camomila e erva-doce são boas opções de calmantes naturais.

O cuidado também deve ser com a temperatura da água, prefira água fria ou morna. "A água muito quente junto com o sabonete removem a camada natural protetora da epiderme. Isso também vale para banhos mais longos. Um detalhe interessante é para quando se toma mais de um banho por dia, deve-se ensaboar apenas as partes de maior transpiração", diz o dermatologista.

www.daquidali.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário