segunda-feira, 4 de junho de 2012

FITOTERÁPICOS EMAGRECEM MESMO?



Com acompanhamento adequado e doses certas, os fitoterápicos podem ajudar no emagrecimento, aliados a mudanças de hábitos necessários. Separamos os mais famosos e mais indicados atualmente e perguntamos aos especialistas o que cada um deles faz. Quer saber as respostas? Então, confira:
Faseolamina (Phaseolus vulgaris)
O princípio ativo é retirado do feijão branco. A faseolamina, atualmente muito vendida em cápsulas, é capaz de reduzir de maneira significativa à ação da enzima alfa-amilase, responsável pela digestão do amido (carboidrato) que ingerimos. Sem a ação desta enzima, o organismo não consegue absorver as moléculas inteiras de carboidratos, sendo, então, eliminados - reduzindo o acúmulo de calorias. Ela pode também reduzir e/ou manter os índices glicêmicos estáveis, pois, ao reduzir a absorção de carboidratos, diminui também a atividade do hormônio insulina, evitando a elevação da glicemia, que é um dos principais fatores que fazem ativar o acúmulo de gordura corporal.

Citrus Aurantium

Obtido da laranja amarga, o Citrus Aurantium promove o aumento do metabolismo. É indicado na perda de peso e na diminuição do apetite. Além disso, tem propriedades digestivas e diuréticas.

Slendesta
É um extrato obtido da proteína da batata, que aumenta a saciedade por estimular a secreção de colecistoquinina (CCK). Por isso, reduz a vontade de comer.
Garcínia (Garcínia cambogia)

A garcínia deixa a pessoa com menos vontade de comer doce. Além disso, diminui o apetite, bloqueia a síntese de ácidos graxos (formação de gordura), altera o fluxo metabólico dos carboidratos, protege a parede do estômago, reduz o colesterol ruim e aumenta colesterol bom (HDL).

Ágar-ágar (Gelidium cartilagineum)
Tem atividade laxativa suave e faz o espessamento de alimentos. Utilizada pela indústria alimentícia ou na culinária, aumenta a sensação de saciedade, ajudando no processo de emagrecimento e em casos de intestino preso. O ágar-ágar é extraído de algas marinhas e é insolúvel em água, desta forma, quando ingerido, ele aumenta de volume, levando a uma sensação de “estômago cheio”. A pessoa come menos, por se sentir saciada. Sua composição é basicamente de fibras e o valor calórico é muito pequeno. Sua ingestão deve ser feita com um copo de 200 a 250ml de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário