quinta-feira, 4 de abril de 2013
ENTENDA O QUE SÃO, COMO PREVENIR E TRATAR AS TEMIDAS VARIZES
O Doutor José Resende, cirurgião vascular do Hospital 9 de Julho, explica que a hereditariedade é um dos fatores que mais contribuem para o surgimento: “Se avós, pai, mãe e tios tiverem temos grandes chances de ter”, conta. De acordo com ele, outras situações também predispõe o aparecimento, principalmente a gravidez, a vida sedentária, trabalhar de pé ou sentada por longos períodos, o uso de anticoncepcional, fumar e fazer tratamentos de reposição hormonal. “Com estes fatores desencadeantes e a hereditariedade, a chance de ter varizes é grande”, alerta.
Segundo José Resende, não é possível nota-las antes de surgirem de vez na pele. Ele indica praticas que melhoram a qualidade de vida como principais itens para prevenção, como parar de fumar, caminhar, nadar, andar de bicicleta, andar de dez a 15 minutos para cada hora que se trabalha sentada e beber mais de dois litros de água por dia. “Praticamente todas as mulheres têm e podem ter uma piora com hormônios femininos”, conta. O doutor explica que é comum o surgimento das varizes por volta dos 45 anos, e que piorem por volta dos 65.
O problema apareceu, o que fazer?
O doutor diz que é possível usar a Escleroterapia, uma aplicação que é feita nos vasinhos para que eles desapareçam. “É feita para estética e deve ser realizada anualmente. É um tratamento seguro e como tudo em medicina não é livre de complicação baixa, porque é um procedimento”, conta. Segundo o médico, todas as pessoas podem fazer o tratamento. Os vasos menos saltados podem desaparecer no mesmo dia do tratamento, e as mais sérias apresentam uma melhora nos dias seguintes.
Além das aplicações, é aconselhado o uso de meia elástica, que será indicada por um cirurgião vascular para não deixar que o mal não piore. Colocar as pernas para o alto também melhora os sintomas de dor e inchaço, embora não ajude a evitar as varizes. “O melhor tratamento para varizes é o cirúrgico. Os outros são paliativos, como medicação e cremes”, fala José Resende, lembrando que esses produtos são mais indicados para tratar os sintomas desagradáveis que podem surgir, como a dor e os edemas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário